Alimentos veganos que são bons para os dentes

Alimentos veganos que são bons para os dentes

Você adota um estilo de vida vegano para proteger os animais e o planeta. No entanto, você já considerou quais são os efeitos de sua dieta em vários aspectos de sua saúde? Um lugar onde a alimentação vegana pode beneficiá-lo muito, em muitos casos, é a saúde de seus dentes!

O truque para ter uma boca saudável nesse estilo de vida? Você precisa escolher os alimentos certos. Felizmente, você pode obter das plantas todos os nutrientes de que precisa para comer chompers saudáveis ​​- sim, incluindo o cálcio. Veja como.

1. Aipo


Se você quer uma crocância de baixa caloria excelente tanto para os brancos perolados quanto para o cérebro, pegue o aipo. Este lanche vai polir seus dentes, ao mesmo tempo que o ajuda a evitar a demência.

Os pesquisadores descobriram uma ligação entre doença periodontal avançada e demência em pacientes com ambos os distúrbios [ 1 ]. Eles acreditam que a bactéria entra na corrente sanguínea pela boca, de onde segue para o cérebro, causando inflamação. O aipo contém uma substância chamada luteolina, que acalma a inflamação.

2. Maçãs


Talvez você tenha comido um McIntosh e notado como é a sensação de limpar seus dentes depois de terminar. Esse efeito ocorre porque as maçãs contêm uma tonelada de fibra.

A fibra faz com que você mastigue mais profundamente para quebrá-la. Durante a mastigação, sua boca produz níveis adicionais de saliva. A saliva atua como um enxaguatório bucal natural, enxaguando as partículas de alimentos e bactérias das superfícies dos dentes [ 2 ]. Essa limpeza ajuda a prevenir o acúmulo de cáries.

3. Cenouras


Você deve saber que seu corpo transforma o beta-caroteno, a substância que dá às cenouras seu tom alaranjado, em vitamina A [ 3 ]. Você também deve saber que seus olhos precisam de beta-caroteno para um funcionamento ideal, especialmente à noite. No entanto, você sabia que seu corpo também precisa desse nutriente para dentes saudáveis?

Seus dentes passam constantemente por um processo de reconstrução e reabsorção. Durante a reabsorção, a vitamina A ajuda a quebrar o cálcio dos dentes em uma forma utilizável [ 4 ]. Essas células então se combinam com outros minerais para formar um novo osso - e esmalte.

4. Rabanetes


Seu corpo precisa de vitamina D para converter o cálcio em uma forma utilizável. No entanto, para fortalecer os dentes, você também precisa de uma ingestão adequada de vitamina K. Procure um rabanete - eles contêm níveis mais altos desse nutriente do que muitos outros vegetais.

A vitamina K ajuda a preservar a resistência óssea ao longo do tempo. Um estudo com mulheres na pós-menopausa descobriu que aquelas que consumiam alimentos ricos em vitamina K2 demonstraram maior preservação da estrutura óssea trabecular em sua tíbia do que aquelas cujas dietas não o fizeram [ 5 ]. Pode-se conjeturar que esse nutriente também mantém a resistência dentária à medida que você envelhece.

5. Couve e outras verduras


Como obter cálcio suficiente se não consumir laticínios? Facilmente - você come folhas verdes escuras, como couve e acelga. Você sabia que a couve está relacionada ao brócolis? O brócolis é outra excelente fonte de cálcio não lácteo. Uma única porção de “pequenas árvores” contém 180 miligramas do mineral - quase 20% de sua ingestão diária recomendada [ 6 ].

Compare este valor com o queijo cottage, que contém apenas 120 miligramas de cálcio por porção. Coma brócolis com queijo de caju vegan como acompanhamento no jantar e desfrute de salada de couve e rúcula no almoço.

6. Feijão


Sua mente pode não se voltar para o feijão quando pensar em alimentos que são benéficos para sua saúde bucal. No entanto, essas potências de proteína vegana também contêm altos níveis de fósforo, uma substância importante na força dentária.

O fósforo é o segundo mineral mais abundante em seu corpo [ 7 ]. Sem ele, seus tecidos não podem se reparar - isso inclui o esmalte dos dentes. A substância também ajuda o corpo a utilizar a vitamina D, um nutriente importante na absorção do cálcio.

7. Amêndoas


As amêndoas são outra importante fonte de proteína vegana. Além disso, eles são ricos em cálcio, o que pode ajudá-lo a obter uma ingestão adequada desse mineral vital. Você pode polvilhar algumas dessas nozes saborosas em sua salada da hora do almoço ou lanche nelas para um aumento de energia às 15h. Como têm baixo teor de açúcar, não causam um aumento nos níveis de glicose no sangue, seguido pelo estrondo que faz seu sofá parecer tão convidativo quando você chega em casa do trabalho.

Mantenha seus dentes saudáveis ​​com uma dieta vegana


Você pode desfrutar de uma saúde fabulosa de muitas maneiras quando adota um estilo de vida vegano, e isso inclui saúde bucal. Incorpore mais desses alimentos em sua dieta hoje e colha os benefícios!

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