Remédios caseiros para colesterol Alto: 10 alimentos para manter os níveis de colesterol

Remédio caseiro para colesterol alto beringela

Os remédios caseiros para o colesterol incluem o consumo de chá verde, alho e açafrão, entre outros. Para saber mais sobre os alimentos para o tratamento do colesterol alto, leia o artigo abaixo.

PRINCIPAIS DESTAQUESA

  • lipoproteína de alta densidade (HDL) retira o colesterol das paredes dos vasos sanguíneos e previne doenças cardíacas
  • O controle do colesterol tem mais a ver com estilo de vida
  • Uma boa dieta e regime de exercícios ajudarão a manter os níveis de colesterol

As escolhas de estilo de vida pouco saudáveis ​​são uma das principais razões por trás do colesterol alto.
 Mas o que exatamente é o colesterol? O colesterol é uma substância semelhante à cera produzida no fígado e tem muitas funções importantes. Ajuda a manter as paredes das células flexíveis e é necessária para a criação de vários hormônios, mas níveis elevados de colesterol podem levar a doenças cardíacas graves. Aumenta os riscos de doenças cardíacas e derrames.

Como as gorduras, o colesterol não se deposita na água. O transporte de colesterol no corpo depende de moléculas chamadas lipoproteínas, que transportam o colesterol no sangue.

Várias lipoproteínas têm efeitos diferentes no corpo de uma pessoa. Por exemplo, altos níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL) resultam no depósito de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos. Isso pode levar a artérias obstruídas, derrames, ataques cardíacos e insuficiência renal. A lipoproteína de alta densidade (HDL), por outro lado, retira o colesterol das paredes dos vasos sanguíneos e previne doenças cardíacas.

Seguir uma boa dieta e um cronograma de exercícios ajuda muito na manutenção dos níveis de colesterol. Além disso, aqui estão alguns itens de cozinha que o ajudarão a controlar o colesterol.

Remédios caseiros para colesterol Alto 10 alimentos para manter os níveis de colesterol


Remédio caseiro para colesterol alto beringela


O suco de berinjela é um excelente remédio caseiro para o colesterol alto, que serve para baixar seus valores de forma natural.

A berinjela contém um alto teor de substâncias antioxidantes, especialmente na casca. Por isso, ela não deve ser retirada no preparo do suco. Pode-se, ainda, consumir a berinjela de outras formas, seja cozida ou assada, para um maior efeito protetor sobre o fígado e, consequentemente, baixar o colesterol.

Ingredientes

  • 1/2 berinjela fatiada com casca
  • Suco natural de 3 laranjas

Modo de preparo

Bata no liquidificador o suco de laranja com a berinjela. Se desejar, adoce com mel e beba a seguir.

O suco de berinjela com laranja deve ser tomado diariamente em jejum por quem sofre com colesterol alto, pois esta é uma deliciosa forma de combater o excesso de gordura no sangue. Mas, este remédio caseiro não isenta a necessidade de praticar exercícios físicos e de alimentar-se corretamente.

De forma geral, os sintomas do colesterol alto não se manifestam, mas pode-se suspeitar quando o indivíduo estiver acima do peso ideal, sendo sedentário e com uma alimentação errada, abusando de doces, frituras, gorduras e bebidas alcoólicas.


Remédios caseiros para colesterol Alto: 10 alimentos para manter os níveis de colesterol

1. Mel


O mel é rico em vitaminas e minerais e nos ajuda a manter o colesterol. Os antioxidantes presentes no mel não permitem que o colesterol saia do sangue. Eles restringem a entrada de colesterol no revestimento dos vasos sanguíneos.

Uma colher de chá de mel deve ser adicionada a um copo de água. A esta solução, adicione 8-10 gotas de vinagre de maçã e uma colher de chá de suco de limão e beba.

Remédios caseiros para colesterol Alto:

2. Cúrcuma


A cúrcuma reduz o colesterol depositado nas paredes das artérias . Adicione açafrão aos vegetais ou adicione um pouco de açafrão em um copo de leite e beba antes de dormir. Isso reduzirá o colesterol ruim.

No entanto, a melhor maneira é beber a solução de meia colher de chá de açafrão e água morna ao acordar pela manhã.

3. Alho


O alho contém compostos de enxofre que aumentam suas propriedades terapêuticas . Vários estudos científicos mostraram os benefícios do alho na redução significativa do colesterol total e LDL. Também foi descoberto que o alho pode ajudar na manutenção da pressão arterial. Consumir 1/2 dente de alho por dia pode reduzir o colesterol em 9 por cento.

4. Chá verde


O chá verde tem a maior concentração de polifenóis, que não só reduz o colesterol LDL, mas também melhora o colesterol HDL. Um estudo também descobriu que as pessoas que bebem chá verde têm níveis de colesterol mais baixos do que aquelas que não bebem. Estudos também mostraram que os polifenóis do chá podem bloquear a absorção do colesterol no intestino e ajudar a eliminá-lo.

Beba 2-3 xícaras de chá verde para controlar o colesterol.

5. Peixe com ácidos graxos ômega-3


Este é apenas para os não vegetarianos. Salmão, atum, truta do lago, arenque, sardinha são alguns dos peixes que apresentam maior presença de ácidos graxos ômega-3. A maioria dos estudos mostrou que uma combinação de nutrientes presentes nos peixes com ácidos graxos ômega-3 é boa para o coração. Também reduz as chances de morrer de ataque cardíaco.

6. Comer mais fibra solúvel: frutas, vegetais, aveia, feijão


A fibra solúvel absorve água para formar uma substância espessa semelhante a um gel no trato digestivo de uma pessoa . Além disso, melhora a digestão e reduz os níveis de colesterol LDL e melhora a saúde geral do coração.

Os alimentos ricos em fibras solúveis incluem frutas, vegetais, aveia, arroz integral, legumes e feijão.

É preciso ter cuidado com o consumo excessivo de fibras solúveis, pois isso leva à constipação, inchaço e dor de estômago. Seu consumo deve ser aumentado ao longo do tempo.

Remédios caseiros para colesterol Alto: 10 alimentos para manter os níveis de colesterol

7. Amla


Amla é rica em antioxidantes e aminoácidos essenciais que reduzem os níveis de colesterol. Uma ou duas frutas amla podem ser consumidas diariamente. Um copo de suco de água morna com uma colher de chá de amla desidratada também pode ser consumido uma vez ao dia.

8. Sementes de coentro


Sementes de coentro foram mencionadas no Ayurveda para várias doenças. Tem um alto nível de antioxidantes que reduzem o colesterol.

Para usar isso, ferva uma colher de chá de sementes de coentro em água por dois minutos. Primeiro, deve ser coado e depois bebido.

9. Consumir mais gorduras monossaturadas (nozes, abacates, óleos vegetais)


Abacates, nozes como amendoim, amêndoas, óleos vegetais como gergelim, azeitona e girassol são ricos em gorduras monossaturadas.

10. Use gorduras poli-insaturadas, especialmente ômega-3


Estes reduzem o colesterol LDL e reduzem os riscos de doenças cardíacas. Os ácidos graxos ômega-3 são bons para o coração e encontrados em suplementos de óleo de peixe e frutos do mar.

No entanto, é preciso ter certeza de que níveis elevados de colesterol são basicamente uma doença relacionada ao estilo de vida. E, portanto, comer bem e fazer exercícios diariamente nos manterá automaticamente longe dessa doença. Fumar e beber álcool são prejudiciais à manutenção dos níveis de colesterol. Gorduras trans, como alimentos processados ​​e embalados, também devem ser evitadas. E sempre consulte um médico se o seu problema de saúde for grave.

Isenção de responsabilidade: as dicas e sugestões mencionadas no artigo são apenas para fins de informação geral e não devem ser interpretadas como aconselhamento médico profissional. Sempre consulte seu médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer programa de condicionamento físico ou fazer qualquer alteração em sua dieta.

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