Alimentos que aumentam a imunidade

Uma das melhores maneiras de evitar que adoeça é tomando a vacina contra a gripe, mas o fortalecimento do sistema imunológico não termina no consultório médico.

Ainda estamos na temporada de gripes e resfriados e agora o coronavírus colocou todos no Brasil em alerta máximo. Embora a melhor coisa que você possa fazer para prevenir doenças seja lavar as mãos ( e tomar sua vacina anual contra a gripe !), Alguns alimentos podem ajudar a melhorar sua saúde e imunidade.

  • Alimentos que melhoram a imunidade
  • Alimentos que aumentam a imunidade do organismo
  • Lista de alimentos que aumentam a imunidade

Os 17 alimentos que aumentam a imunidade o sistema imunológico que listamos abaixo podem ajudar a fortalecer o sistema de defesa natural do seu corpo. E enquanto você se mantém saudável, evite esses 40 hábitos que o deixam doente e gordo.

1. Chá de gengibre


Quando se trata de tratar um resfriado comum, o gengibre é um dos melhores alimentos para o alívio. Em uma revisão publicada no International Journal of Preventative Medicine, os pesquisadores resumiram que as potentes propriedades anti-inflamatórias do gengibre foram fundamentais nos poderes da raiz para combater um resfriado ou gripe. Como a inflamação pode afetar a resposta imunológica do corpo, o anti-inflamatório do gengibre pode desempenhar um papel fundamental no aumento da sua imunidade.

2. Laranjas


As laranjas contêm vitamina C, um nutriente essencial quando você está se sentindo mal. De acordo com uma revisão realizada pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Saúde da População, da Universidade Nacional da Austrália, a vitamina C é útil na prevenção do resfriado comum para pessoas expostas a ambientes que induzem doenças, como o clima frio, e pode ajudar a diminuir a duração e gravidade de um resfriado.

3. Água


Quando você está se sentindo mal, o bom e velho H2O pode ser uma das bebidas mais úteis para beber. Manter-se hidratado pode ajudar a liberar o muco preso. Tente beber pelo menos os oito copos de água recomendados por dia para se manter totalmente hidratado, pois tendemos a perder mais líquidos quando estamos doentes.

4. Iogurte grego


O iogurte grego contém probióticos que combatem as doenças e contém mais proteínas do que o iogurte normal. Em um estudo descobriu que os probióticos podem ajudar a prevenir e tratar o resfriado comum. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que ingeriam probióticos diariamente tinham menor risco de resfriar-se do que aquelas que não ingeriam alimentos ricos em probióticos.

5. Mirtilos


Os mirtilos são repletos de antioxidantes que podem ajudar a tratar e prevenir tosses e resfriados. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Auckland, consumir flavonóides - uma classe de antioxidantes encontrados nos mirtilos - torna os adultos 33% menos propensos a pegar um resfriado do que aqueles que não comem alimentos ricos em flavonóides ou suplementos diariamente.

6. Chá de ginseng


O chá de ginseng é popular por mais razões do que seu sabor delicioso. Ou seja, o chá tem sido usado como tratamento para infecções do trato respiratório superior (também conhecido como resfriado comum). Em um estudo observou que o ginseng demonstrou reduzir significativamente os sintomas de resfriados e gripe. No entanto, os pesquisadores notaram que mais pesquisas precisam ser realizadas para apoiar totalmente as alegações de aumento da imunidade do ginseng.

7. Tomates


Os tomates também são um ótimo alimento para quando você está doente, devido à sua alta concentração de vitamina C. Apenas um tomate médio contém um pouco mais de 16 miligramas de vitamina C, que é um combustível comprovado para o sistema imunológico do seu corpo.

Em um estudo alemão, a vitamina C mostrou ser uma parte vital da força dos fagócitos e células t do corpo, dois componentes principais do sistema imunológico. Os pesquisadores também observaram que a deficiência desse nutriente pode levar a um sistema imunológico mais fraco e a uma menor resistência a certos patógenos que podem causar doenças.

8. Salmão selvagem


O salmão selvagem contém zinco, um nutriente que comprovadamente auxilia na redução dos sintomas do resfriado comum. Se você deseja que sua família, e especialmente seus filhos, evitem um resfriado neste inverno, então dê a eles alimentos ricos em zinco.

O Djapa publicou um estudo examinando os efeitos do zinco no resfriado comum em crianças de 1 a 10 anos de idade. Os pesquisadores descobriram que o zinco, em comparação com um placebo, reduziu significativamente a gravidade e a duração dos sintomas quando tomado dentro de 24 horas do início dos sintomas do resfriado. Os pesquisadores observaram que outro ensaio envolvendo crianças de 6,5 a 10 anos provou que o zinco também é um componente útil na prevenção desse resfriado. As crianças que tomaram 15 mg de zinco por dia durante sete meses tiveram uma probabilidade significativamente menor de pegar um resfriado durante a temporada de gripe em comparação com as do grupo de controle

9. Chocolate amargo


Acredite ou não, o chocolate amargo pode ser extremamente útil no combate a um resfriado. O chocolate amargo contém uma forte concentração de teobromina, um antioxidante que comprovadamente alivia a tosse. Um estudo descobriu que a teobromina é útil para suprimir os sintomas de tosse em pessoas com bronquite, mas observa que mais pesquisas precisam ser feitas para confirmar totalmente suas descobertas.

10. Brócolis


Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles relataram que o brócolis pode ser um ótimo complemento para sua dieta se você estiver tentando prevenir um resfriado. O brócolis e outros vegetais crucíferos ajudam a aumentar a imunidade, de acordo com o estudo. Os pesquisadores afirmam que o sulforafano, uma substância química presente nos vegetais, ativa genes e enzimas antioxidantes em células imunológicas específicas, que combatem os radicais livres em seu corpo e evitam que você adoeça.

11. Azeite virgem extra


Este óleo também ajuda a reconstruir e aumentar a imunidade do corpo. O alto teor de ácidos graxos poli-insaturados do azeite de oliva agem como um agente anti-inflamatório no corpo, o que também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na proteção do organismo contra infecções.

12. Chá verde


O chá verde não é apenas um dos 5 melhores chás recomendados para perda de peso , é também uma das melhores fontes para combater um resfriado. Ele contém flavonóides, um antioxidante que aumenta a imunidade e tem propriedades anti-inflamatórias. O estudo afirma que o antioxidante catequina, que é altamente prevalente no chá verde, é conhecido por ser um poderoso antibacteriano e antiviral e pode matar bactérias que começam a frio e o vírus da gripe.

13. Espinafre


O espinafre é um superalimento importante para a saúde geral. Além de conter fibras reguladoras da digestão, também contém vitamina C. A vitamina C é um nutriente poderoso que pode ajudar na prevenção do resfriado comum e na redução dos sintomas de doença.

14. Pão integral


Os grãos inteiros contêm propriedades anti-inflamatórias, o que permite um aumento da produção de bactérias saudáveis. Setenta por cento do seu sistema imunológico vive em seu intestino, de acordo com Tyeese L. Gaines, DO, em nossa lista de 27 curas dos próprios médicos para um resfriado. Portanto, é importante manter seu intestino saudável se você quiser afastar qualquer germe causador do resfriado!

15. Ovos


Os ovos, especialmente as gemas, são embalados com nutrientes que aumentam a imunidade. Os ovos contêm uma grande quantidade de vitamina D, uma vitamina vital para regular e fortalecer a imunidade. De acordo com um estudo publicado na revista JAMA, os participantes que tomaram uma porção diária de vitamina D no inverno tinham menos probabilidade de pegar um resfriado ou qualquer outra infecção do trato respiratório superior em comparação com aqueles que não o fizeram.

16. Alho


O alho construiu uma reputação de ser um dos melhores alimentos para cura a frio, e por boas razões. Uma revisão da comida publicada no Banco de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas mostrou que um grupo de participantes em um estudo que comeu alho por um período de três meses teve apenas 24 casos de resfriado comum no total, uma diminuição significativa em comparação com os 65 casos relatado pelo grupo controle. No entanto, os pesquisadores notaram que mais estudos precisam ser realizados para validar o verdadeiro impacto do alho no resfriado comum.

17. Maçãs


"Uma maçã por dia mantém o médico longe" não é apenas um ditado - as maçãs na verdade podem ajudar a prevenir doenças como o resfriado comum. Esta fruta contém antioxidantes fitoquímicos. Esses antioxidantes ajudam a aumentar a imunidade e reduzir o risco de doenças crônicas.

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