Vitamina C 7 benefícios científicos para a saúde

Vitamina C 7 benefícios científicos para a saúde

Vitamina C 7 benefícios científicos para a saúde. A vitamina C (também conhecida como ácido L- ascórbico ) é uma das vitaminas mais comentadas.

O nutriente recebe uma agitação especial por seu potencial de reforço imunológico. Mas divulgar a capacidade da vitamina C de encurtar o resfriado comum apenas arranha a superfície de seu papel no corpo.

Este antioxidante não é produzido naturalmente pelo corpo, por isso é crucial obtê-lo de alimentos ricos em vitamina C , de acordo com a Nutricionista Adriana Oliveira.

“A vitamina C pode ser encontrada em uma variedade de alimentos, incluindo pimentões vermelhos e verdes, frutas cítricas, kiwi , brócolis , tomate e couve de Bruxelas”.
Mulheres adultas precisam de 75 miligramas (mg) de vitamina C por dia, e homens adultos precisam de 90 mg, veja mais detalhes no site Tua saúde.

A maioria dos americanos obtém nutrientes suficientes apenas por meio da dieta.

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Continue lendo para aprender sobre os sete principais benefícios da vitamina C.

1. A vitamina C estimula a síntese de colágeno


O corpo depende da vitamina C para a síntese de colágeno , que é encontrado no tecido conjuntivo ao redor do corpo, de acordo com o NIH .

“Níveis adequados de vitamina C são essenciais para a produção de colágeno”.

“O colágeno é a proteína mais abundante no corpo e desempenha um papel crítico nos tecidos conjuntivos, como os encontrados em nossos órgãos e, claro, nosso cabelo, pele e unhas.”

Você pode saber que o colágeno é o salvador antienvelhecimento da pele, como alguns especialistas em saúde e beleza o retratam.

Um estudo publicado em setembro de 2015 descobriram que a aplicação tópica de vitamina C na pele levou ao aumento da produção de colágeno e a uma pele com aparência mais jovem.

O aumento da síntese de colágeno também significa que a vitamina C ajuda a cicatrizar feridas, de acordo com a Oregon State University.

2. A vitamina C combinada com o ferro leva para uma melhor absorção


Outra vantagem da vitamina C é como ela interage com outras vitaminas e minerais no corpo, como o ferro.

Ferro suporta o crescimento e desenvolvimento adequados, auxilia a capacidade do corpo para fornecer oxigênio por todo o corpo, e ajuda a tornar certos hormônios , de acordo com o NIH.

Ferro não heme, que é o tipo de ferro encontrado nas plantas, pode ser difícil de absorver pelo corpo, mas comer vitamina C

(e idealmente ferro heme, que é comumente encontrado em carnes e frutos do mar) ao mesmo tempo que o ferro não heme leva a melhor absorção.

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3. Ele desempenha um papel na função cerebral aprimorada


“A vitamina C também desempenha um papel na síntese de neurotransmissores e na função cognitiva”.

Os neurotransmissores são importantes para enviar mensagens do cérebro para o resto do corpo. E mais vitamina C pode estar associada ao aumento da função cerebral.

Uma revisão sistemática publicada em setembro de 2019 em Nutrientes encontrou maiores concentrações de vitamina C em participantes do estudo cognitivamente intactos em comparação com aqueles com cognição prejudicada

4. Suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger contra doenças crônicas


Muitos dos benefícios da vitamina C podem ser atribuídos a suas propriedades antioxidantes.

“Os antioxidantes atuam neutralizando os radicais livres, que são substâncias voláteis e nocivas produzidas no corpo e que causam danos às células e tecidos”.

De acordo com a Mayo Clinic, os antioxidantes podem proteger contra o desenvolvimento de problemas de saúde graves, como câncer ou doenças cardíacas.

Mais estudos - especialmente aqueles envolvendo participantes humanos – são necessários, no entanto, para mostrar se a vitamina C pode prevenir o câncer ou doenças cardiovasculares.

5. A vitamina C fortalece o sistema imunológico


Talvez o benefício mais conhecido da vitamina C seja o efeito positivo que tem no sistema imunológico.

Em uma revisão de Nutrientes, a vitamina C foi encontrada para apoiar o sistema imunológico, protegendo contra o estresse oxidativo, ajudando na morte de micróbios e diminuindo o potencial de danos aos tecidos.

Foi demonstrado que a deficiência dessa vitamina aumenta a taxa de infecções.

É improvável que o consumo excessivo de vitamina C depois de começar a cheirar o impeça de pegar um resfriado, mas pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente, de acordo com uma análise anterior.

6. A vitamina C pode estimular o tratamento do câncer


A Nutricionista Adriana Oliveira, observa que comer uma dieta repleta de frutas e vegetais ricos em vitamina C parece reduzir o risco de certos tipos de câncer

mas a pesquisa não está clara sobre se isso está diretamente relacionado ao conteúdo de vitamina C ou o resultado de seguir um dieta saudável em geral.

No geral, a pesquisa sobre o papel da vitamina C na prevenção do câncer é inconclusiva.

Mas parece que a vitamina C pode tornar a radiação e a quimioterapia mais eficazes quando administradas por via intravenosa em doses extra altas.

Um estudo descobriu que altas doses de vitamina C ajudaram a combater as células do câncer de mama quando combinadas com drogas anticâncer.

Uma grande advertência: os participantes do estudo estavam recebendo doses extremamente altas de vitamina C que as pessoas não deveriam esperar receber por meio de dieta e suplementos em casa.

“Recomendo falar com um oncologista sobre sua experiência com os resultados dos pacientes”, a Nutricionista aconselha aos interessados ​​nos possíveis benefícios.

“Normalmente, os resultados dependem do tipo de câncer do indivíduo, gravidade do câncer e estado geral de saúde. ”

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7. A vitamina C rica em antioxidantes protege os olhos


O site minha vida observa que a vitamina C pode reduzir o risco de desenvolver catarata e também pode ajudar a retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade ( DMRI ).

Especificamente, pesquisas anteriores descobriram que tomar 500 mg por dia como parte de um suplemento diário retardou a progressão da doença entre pessoas com DMRI moderada, provavelmente por causa de suas propriedades antioxidantes.

No entanto, é melhor discutir com seu oftalmologista ou médico primário antes de tomar qualquer suplemento de longo prazo.

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