Como sua dieta pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama

Como sua dieta pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama

Como sua dieta pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama. O que você come - ou não come - afeta seu risco de desenvolver câncer de mama?

Como sua dieta afeta seu risco de desenvolver câncer de mama?


Você não tem certeza se a dieta afeta ou não o câncer de mama? A verdade é que não há muitas respostas sólidas quando se trata de como a dieta e o risco de câncer de mama funcionam, diz Adriana Oliveira, nutricionista.

“Não há pesquisa definitiva para mostrar que alimentos específicos aumentam o risco de desenvolver câncer de mama”, explica ela.

No entanto, há uma conexão entre o álcool e o risco de câncer de mama, e é por isso que ela recomenda que as mulheres não bebam mais do que um copo de álcool por dia.

E, embora ainda não tenha sido provado, ela diz que algumas pesquisas mostram que níveis mais altos de insulina podem colocar as pessoas em maior risco de desenvolver câncer de mama.
Ainda está em seus primeiros dias nesse ponto, mas ela incentiva as pessoas a evitar bebidas açucaradas e estar atentas aos açúcares adicionados.

Quanto aos alimentos que protegem contra o câncer de mama, Adriana diz que a soja e a linhaça - ambas contendo fitoestrogênios - podem ajudar a diminuir o risco.

Especialmente em mulheres jovens cujos seios ainda estão em desenvolvimento.

Por que você deve ajustar sua dieta


Embora possa não haver muitos alimentos que tenham como alvo o câncer de mama, há maneiras de ajustar sua dieta para reduzir potencialmente o risco geral de câncer. Mas por onde começar?

Concentre-se em comer principalmente alimentos vegetais e tantos tipos diferentes quanto possível.

Experimente um arco-íris de frutas e vegetais, experimente diferentes grãos inteiros e expanda seu repertório de legumes.

“Há proteção na variedade”, explica ela. É mais provável que você cubra suas bases em termos de nutrientes e fitonutrientes que combatem o câncer ao comer muitos tipos desses alimentos em sua forma integral.

Por que inteiro? Acredita-se que muitos compostos benéficos predominem na casca das frutas.

Médicos também sugere limitar a carne vermelha (boi, vitela, porco e cordeiro) a não mais do que 18 onças por semana e evitar completamente carnes processadas.

Proteínas como peixes e aves são boas, mas ela recomenda tentar pelo menos duas refeições vegetarianas por semana.

Se você estiver pronta, aqui estão algumas dicas alimentares para vários dias que podem protegê-la contra o câncer de mama.

Como sua dieta pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama

Soja central


Soja recebeu uma má reputação por estar ligada ao câncer de mama. Mas pesquisas mostram que isso pode ajudar a nos proteger.

Se a soja geralmente não faz parte de sua dieta, tente colocar mais deste alimento potencialmente protetor em suas refeições.

Adicione edamame cozido no vapor ao seu cardápio como entrada, faça uma salada com essas leguminosas verdes brilhantes ou, para o café da manhã, considere uma mistura de tofu.

Você pode até fazer sobremesa com tofu - pense em smoothies, pudins e bolos.

Como sua dieta pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama

Olhe o calor


A maneira como você prepara os alimentos pode ter impacto sobre o risco de câncer. “Existe a possibilidade de que a carne cozida em altas temperaturas, como grelhada, possa formar compostos potencialmente causadores de câncer”, diz Adriana.

“Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos [PAHs] são encontrados na fumaça e aderem à carne.”

E depois há as aminas heterocíclicas (HCAs), que se formam quando as proteínas da carne reagem ao calor intenso na grelha, diz ela.

Para contornar isso, deixe a carne marinada antes de cozinhá-la, o que pode impedi-la de grelhar, ou pré-cozinhe a carne para que passe menos tempo na grelha.

Qualquer tipo de marinada ajudará, mas as marinadas de cítricos são particularmente boas porque contêm antioxidantes que podem bloquear a formação desses compostos.

Além disso, pense sobre quais são suas opções de proteínas e outros nutrientes densos além da carne vermelha, incluindo peixe, frango, vegetais e frutas.

Controle seus desejos

Controle seus desejos


Como há uma chance de que açúcares adicionados aumentem seu risco de câncer de mama, encontre um substituto para seu doce favorito. Uma troca clássica por sorvete é misturar bananas congeladas com frutas vermelhas, manteiga de amendoim ou cacau em pó, se você deseja chocolate.

Embora a fruta contenha açúcares naturais, Adriana Oliveira diz que não há necessidade de evitá-la. Na verdade, ela sugere comer uma grande variedade de frutas.

Evite carne processada

Evite carne processada


Evitar carne processada é recomendado como forma de reduzir o risco de câncer, mas isso não significa que uma ocasional fatia de bacon ou salame esteja fora da mesa, diz Adriana Oliveira. É uma questão de equilíbrio.

“Se você comer um cachorro-quente e combiná-lo com uma ótima salada, obterá muitas outras vitaminas, minerais e compostos anticâncer”, diz ela.

“Em certo sentido, isso é protetor quando você está comendo um cachorro-quente no jogo de bola ou no churrasco de sua família.”

Faça trocas de alimentos mais saudáveis

Faça trocas de alimentos mais saudáveis


Para incorporar mais refeições vegetarianas em seu plano semanal e ao mesmo tempo reduzir o consumo de carne vermelha, procure novas proteínas e pratos de grãos inteiros.

Em vez de uma panela assada para o jantar, considere fazer um assado de nozes. Ou experimente frango desfiado em vez de porco desfiado.

A quinoa é muito versátil e pode ser usada para preparar vários pratos, incluindo pimentões e saladas.

Você também pode fazer almôndegas com peru moído ou adicionar feijão branco para completar sua massa favorita.

Postar um comentário

Poste um Commentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem

VEJA OUTROS CONTEÚDOS PROMOVIDOS