Benefícios do gengibre

O gengibre é uma planta com flores que se originou no sudeste da Ásia. É um dos temperos mais saudáveis ​​(e deliciosos) do planeta.

Pertence à família Zingiberaceae e está intimamente relacionado com açafrão, cardamomo e galanga.

Benefícios do gengibre


O rizoma (parte subterrânea do caule) é a parte comumente usada como especiaria. Geralmente é chamado de raiz de gengibre ou, simplesmente, gengibre.

O gengibre pode ser usado fresco, seco, em pó ou como óleo ou suco. É um ingrediente muito comum em receitas. Às vezes, é adicionado a alimentos processados ​​e cosméticos.

Aqui estão 11 benefícios do gengibre para saúde que são apoiados por pesquisas científicas.

Benefícios do gengibre

1. Contém gingerol, que tem propriedades medicinais poderosas


O gengibre tem uma longa história de uso em várias formas de medicina tradicional e alternativa. É usado para ajudar na digestão, reduzir náuseas e ajudar a combater a gripe e o resfriado comum, para citar alguns de seus propósitos.
A fragrância e o sabor únicos do gengibre vêm de seus óleos naturais, dos quais o mais importante é o gingerol.

O gengibre é o principal composto bioativo do gengibre. É responsável por muitas das propriedades medicinais do gengibre.

Gingerol tem poderosos efeitos antiinflamatórios e antioxidantes , de acordo com pesquisas.

Por exemplo, pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo , que é o resultado de haver uma quantidade excessiva de radicais livres no corpo.

RESUMO

O gengibre é rico em gingerol, uma substância com poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

2. Pode tratar muitas formas de náusea, especialmente enjoos matinais


O gengibre parece ser altamente eficaz contra náuseas

Pode ajudar a aliviar náuseas e vômitos em pessoas submetidas a certos tipos de cirurgia. O gengibre também pode ajudar nas náuseas relacionadas à quimioterapia , mas são necessários estudos maiores em humanos.

No entanto, pode ser mais eficaz quando se trata de náuseas relacionadas à gravidez, como enjoos matinais .

De acordo com uma revisão de 12 estudos que incluíram um total de 1.278 mulheres grávidas, 1,1-1,5 gramas de gengibre podem reduzir significativamente os sintomas de náusea .

No entanto, esta revisão concluiu que o gengibre não teve efeito sobre os episódios de vômito.

Embora o gengibre seja considerado seguro, converse com seu médico antes de tomar grandes quantidades se estiver grávida.

É recomendado que mulheres grávidas que estão perto do trabalho de parto ou que tiveram abortos espontâneos evitem o gengibre.

RESUMO

Apenas 1-1,5 gramas de gengibre podem ajudar a prevenir vários tipos de náuseas, incluindo náuseas relacionadas à quimioterapia, náuseas após cirurgia e enjôos matinais.

3. Pode ajudar na perda de peso


O gengibre pode desempenhar um papel na perda de peso, de acordo com estudos realizados em humanos e animais.

Uma revisão da literatura de 2019 concluiu que a suplementação de gengibre reduziu significativamente o peso corporal, a proporção cintura-quadril e a proporção do quadril em pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Um estudo de 2016 com 80 mulheres com obesidade descobriu que o gengibre também pode ajudar a reduzir o índice de massa corporal (IMC) e os níveis de insulina no sangue.

Níveis elevados de insulina no sangue estão associados à obesidade.

Os participantes do estudo receberam doses diárias relativamente altas - 2 gramas - de pó de gengibre por 12 semanas.

Uma revisão da literatura de 2019 sobre alimentos funcionais também concluiu que o gengibre teve um efeito muito positivo na obesidade e na perda de peso. No entanto, estudos adicionais são necessários.

A evidência a favor do papel do gengibre na prevenção da obesidade é mais forte em estudos com animais.

Ratos e camundongos que consumiram água com gengibre ou extrato de gengibre observaram consistentemente reduções em seu peso corporal, mesmo em casos em que também foram alimentados com dietas ricas em gordura.

A capacidade do gengibre de influenciar a perda de peso pode estar relacionada a certos mecanismos, como seu potencial para ajudar a aumentar o número de calorias queimadas ou reduzir a inflamação.

RESUMO

De acordo com estudos em animais e humanos, o gengibre pode ajudar a melhorar as medições relacionadas ao peso. Isso inclui o peso corporal e a proporção cintura-quadril.

4. Pode ajudar com osteoartrite


A osteoartrite (OA) é um problema de saúde comum.

Envolve a degeneração das articulações do corpo, levando a sintomas como dor e rigidez nas articulações.

Uma revisão da literatura descobriu que as pessoas que usaram gengibre para tratar sua OA viram reduções significativas na dor e na incapacidade.

Apenas efeitos colaterais leves, como insatisfação com o sabor do gengibre, foram observados. No entanto, o sabor do gengibre, junto com a dor de estômago, ainda levou quase 22% dos participantes do estudo a desistir.

Os participantes do estudo receberam entre 500 miligramas (mg) e 1 grama de gengibre por dia durante 3 a 12 semanas. A maioria deles tinha diagnóstico de OA de joelho.

Outro estudo de 2011 descobriu que uma combinação de gengibre tópico, aroeira, canela e óleo de gergelim pode ajudar a reduzir a dor e a rigidez em pessoas com OA do joelho.

RESUMO

Existem alguns estudos que mostram que o gengibre é eficaz na redução dos sintomas da osteoartrite, especialmente da osteoartrite do joelho.

5. Pode reduzir drasticamente o açúcar no sangue e melhorar os fatores de risco de doenças cardíacas


Esta área de pesquisa é relativamente nova, mas o gengibre pode ter propriedades antidiabéticas poderosas .

Em um estudo de 2015 com 41 participantes com diabetes tipo 2 , 2 gramas de gengibre em pó por dia baixou o açúcar no sangue em jejum em 12%

Também melhorou drasticamente a hemoglobina A1c (HbA1c), um marcador para os níveis de açúcar no sangue a longo prazo. A HbA1c foi reduzida em 10% ao longo de um período de 12 semanas.

Também houve redução de 28% na relação Apolipoproteína B / Apolipoproteína A-I e redução de 23% no malondialdeído (MDA), um subproduto do estresse oxidativo. Uma alta proporção ApoB / ApoA-I e altos níveis de MDA são os principais fatores de risco para doenças cardíacas.

No entanto, lembre-se de que este foi apenas um pequeno estudo. Os resultados são incrivelmente impressionantes, mas precisam ser confirmados em estudos maiores antes que qualquer recomendação possa ser feita.

Em uma notícia um tanto encorajadora, uma revisão da literatura de 2019 também concluiu que o gengibre reduziu significativamente a HbA1c em pessoas com diabetes tipo 2.

No entanto, também descobriu que o gengibre não teve efeito sobre o açúcar no sangue em jejum.

RESUMO

Foi demonstrado que o gengibre reduz os níveis de açúcar no sangue e melhora vários fatores de risco de doenças cardíacas em pessoas com diabetes tipo 2.

6. Pode ajudar a tratar a indigestão crônica


A indigestão crônica é caracterizada por dores recorrentes e desconforto na parte superior do estômago.

Acredita-se que o esvaziamento estomacal retardado é o principal fator de indigestão . Curiosamente, o gengibre demonstrou acelerar o esvaziamento do estômago.

Pessoas com dispepsia funcional , que é indigestão sem causa conhecida, receberam cápsulas de gengibre ou um placebo em um pequeno estudo de 2011. Uma hora depois, todos receberam sopa.

Demorou 12,3 minutos para o estômago esvaziar nas pessoas que receberam gengibre. Demorou 16,1 minutos naqueles que receberam o placebo.

Esses efeitos também foram observados em pessoas sem indigestão.

Em um estudo de 2008 realizado por alguns membros da mesma equipe de pesquisa, 24 indivíduos saudáveis ​​receberam cápsulas de gengibre ou um placebo. Todos receberam sopa uma hora depois.

Consumir gengibre em oposição a um placebo acelerou significativamente o esvaziamento do estômago.

Demorou 13,1 minutos para as pessoas que receberam gengibre e 26,7 minutos para as pessoas que receberam o placebo.

RESUMO

O gengibre parece acelerar o esvaziamento do estômago, o que pode ser benéfico para pessoas com indigestão e desconforto estomacal relacionado.

7. Pode reduzir significativamente a dor menstrual


A dismenorreia refere-se à dor sentida durante o ciclo menstrual.

Um dos usos tradicionais do gengibre é para o alívio da dor, incluindo dores menstruais.

Em um estudo de 2009, 150 mulheres foram instruídas a tomar gengibre ou um anti-inflamatório não asteroidal (AINE) durante os primeiros 3 dias do período menstrual.

Os três grupos receberam quatro doses diárias de gengibre em pó (250 mg), ácido mefenâmico (250 mg) ou ibuprofeno (400 mg). Ginger conseguiu reduzir a dor de forma tão eficaz quanto os dois NSAIDs

Estudos mais recentes também concluíram que o gengibre é mais eficaz do que um placebo e igualmente tão eficaz quanto medicamentos como o ácido mefenâmico e paracetamol / cafeína / ibuprofeno (Novafen)

Embora essas descobertas sejam promissoras, estudos de alta qualidade com um número maior de participantes ainda são necessários.

RESUMO

O gengibre parece ser muito eficaz contra a dor menstrual quando tomado no início do período menstrual.

8. Pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol


Altos níveis de LDL (mau) colesterol está associada a um risco aumentado de doença cardíaca.

Os alimentos que você ingere podem ter uma forte influência nos níveis de LDL.

Em um estudo de 2018 com 60 pessoas com hiperlipidemia , as 30 pessoas que receberam 5 gramas de pó com pasta de gengibre por dia viram seus níveis de colesterol LDL (ruim) cairem 17,4% em um período de 3 meses.

Embora a queda no LDL seja impressionante, é importante considerar que os participantes do estudo receberam doses muito altas de gengibre.

Muitos citaram um gosto ruim na boca como a razão para desistir de um estudo de OA, onde receberam doses de 500 mg - 1 grama de gengibre.

As doses tomadas durante o estudo da hiperlipidêmica são 5-10 vezes maiores.

É provável que a maioria das pessoas tenha dificuldade em tomar uma dose de 5 gramas por tempo suficiente para ver os resultados.

Em um estudo mais antigo de 2008, as pessoas que receberam 3 gramas de pó de gengibre (em forma de cápsula) por dia também viram reduções significativas na maioria dos marcadores de colesterol. Seus níveis de colesterol LDL (ruim) caíram 10% em 45 dias.

Essas descobertas são corroboradas por um estudo em ratos com hipotireoidismo ou diabetes. O extrato de gengibre reduziu o colesterol LDL (ruim) de forma semelhante à atorvastatina, uma droga redutora de colesterol.

Os participantes de todos os 3 estudos também experimentaram quedas no colesterol total. Os participantes do estudo de 2008, bem como os ratos de laboratório, também viram reduções em seus triglicerídeos no sangue.

RESUMO

Existem algumas evidências, tanto em humanos quanto em animais, de que o gengibre pode levar a reduções significativas nos níveis de colesterol LDL (mau), colesterol total e triglicerídeos no sangue.

9. Contém uma substância que pode ajudar a prevenir o câncer


O gengibre foi estudado como um remédio alternativo para várias formas de câncer.

As propriedades anticancerígenas são atribuídas ao gingerol, que é encontrado em grandes quantidades no gengibre cru. Uma forma conhecida como [6] -gingerol é vista como especialmente poderosa.

Em um estudo de 28 dias com indivíduos com risco normal de câncer colorretal, 2 gramas de extrato de gengibre por dia reduziram significativamente as moléculas de sinalização pró-inflamatórias no cólon.

No entanto, um estudo de acompanhamento em indivíduos com alto risco de câncer colorretal não produziu os mesmos resultados

Existem algumas evidências, embora limitadas, de que o gengibre pode ser eficaz contra outros cânceres gastrointestinais, como câncer de pâncreas e câncer de fígado.

Pode ser eficaz contra o câncer de mama e de ovário também. Em geral, mais pesquisas são necessárias.

RESUMO

O gengibre contém a substância gingerol, que parece ter efeitos protetores contra o câncer. No entanto, mais estudos são necessários.


10. Pode melhorar a função cerebral e proteger contra a doença de Alzheimer


O estresse oxidativo e a inflamação crônica podem acelerar o processo de envelhecimento.

Eles são considerados um dos principais responsáveis ​​pela doença de Alzheimer e declínio cognitivo relacionado à idade.

Alguns estudos com animais sugerem que os antioxidantes e compostos bioativos do gengibre podem inibir as respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro.

Também há evidências de que o gengibre pode ajudar a melhorar diretamente a função cerebral.

Em um estudo de 2012 com mulheres saudáveis ​​de meia-idade, doses diárias de extrato de gengibre mostraram melhorar o tempo de reação e a memória de trabalho.

Além disso, vários estudos em animais mostram que o gengibre pode ajudar a proteger contra o declínio da função cerebral relacionado à idade.

RESUMO

Estudos em animais sugerem que o gengibre pode proteger contra danos cerebrais relacionados à idade. Também pode ajudar a melhorar a função cerebral em mulheres de meia-idade.

11. Pode ajudar a combater infecções


Gingerol pode ajudar a diminuir o risco de infecções.

Na verdade, o extrato de gengibre pode inibir o crescimento de muitos tipos diferentes de bactérias.

De acordo com um estudo de 2008, é muito eficaz contra as bactérias bucais associadas à gengivite e periodontite. Ambas são doenças inflamatórias das gengivas

O gengibre fresco também pode ser eficaz contra o vírus sincicial respiratório (RSV) , uma causa comum de infecções respiratórias.

RESUMO

O gengibre pode combater bactérias e vírus nocivos, o que pode reduzir o risco de infecções.

Conclusão


O gengibre é carregado com nutrientes e compostos bioativos que têm benefícios poderosos para seu corpo e cérebro.

É um dos poucos superalimento realmente digno desse termo.

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